Viajar, Viagem, Viagens


Blog sobre Viagens, conheça os melhores destinos, informações úteis para quem vai viajar, veja como tirar passaporte, visto, e claro ter acesso a promoções exclusivas de passagens aéreas!

Documetos necessarios para viajar de avião com 16 anos para outro estado sem os pais?

Documetos necessarios para viajar de avião com 16 anos para outro estado sem os pais?
Tenho 16 anos, quero ir para o paraná de avião, vou com a minha sogra, qual é a documentação necessária para a viagem sem problemas?
como conseguir esses documentos?

autorização para menor viajar de avião nacional, viagem de menor para outro estado, autorização para viajar de avião, documentos necessários para menor viajar de avião, 16 anos viajar de avião, autorização para menor viajar para outro estado, qual a documentacao de uma crianca de 13 anos que vai viajar com a mae, VIAJAR COM MENOR DE IDADE 16 ANOS, tenho 16 anos posso viajar de aviao sem identidade, 16 anos precisa de cpf para viajar de aviao, com 16 anos pode viaja com um de maior, yhs-baixaki_br_solimba_01

.


Responder Facebook

6 Comentários sobre "Documetos necessarios para viajar de avião com 16 anos para outro estado sem os pais?"

Participe você também, faça seu Comentário!

  1. Thais diz:
    Por ter 16 anos, vc já pode viajar sem seus pais dentro do país, então não seria necessária a documentação. Entretanto, seria bom que seus pais te dessem um documento, com firma reconhecida em cartório, te autorizando a viajar sem a companhia deles, para evitar problemas na hora do embarque e em algum hotel, se vc for ficar em algum.
    Abçs!
  2. RR diz:
    Jolie,
    Viagem Nacional:
    Menor de 12 anos:
    Numa viagem por qualquer meio terrestre, em território nacional, só pode viajar acompanhado. Com os pais bastam os documentos de identificação de cada um. Em viagens nacionais acompanhadas de algum parente de até terceiro grau (avós, tios diretos e irmão maior de 18 anos), a autorização judicial não é necessária, basta que este parentesco seja comprovado com Certidão de Nascimento original e os acompanhantes com documento de identidade originais.
    Desacompanhadas ou com pessoas que não sejam parentes até terceiro grau, em viagem no território nacional, o documento é a Autorização Judicial original emitida pela Vara da Infância (Juizado de menores), num fórum ou em cartório com firma reconhecida, por autenticidade. O pai e/ou a mãe deve comparecer a Vara com Certidão de Nascimento original ou autenticada, ou então fazer esta autorização. Especificando ida e volta do menor, motivo da viagem, endereço onde ficará,
    Adolescente (acima de 12 anos completos)
    Em viagem no território nacional, o documento pode ser: Certidão de Nascimento (original ou cópia autenticada); ou Passaporte Nacional; ou Carteira de Identidade (RG) – expedida pela Secretaria de Segurança Pública dos Estados ou Distrito Federal – ou os Cartões de Identidade expedidos pelos Ministérios e órgãos subordinados ao Presidente da República, incluindo os Comandos da Marinha, do Exército, da Aeronáutica e do Ministério da Defesa.

    Viagem internacional:
    Em viagens internacionais para crianças e adolescentes desacompanhados de até um dos pais é necessário autorização reconhecida por autenticidade, do pai e da mãe, além do Passaporte. (Resolução nº 74 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Se a criança estiver viajando só com a mãe, deve apresentar a autorização do pai, e vice-versa. Em caso de falecimento de um dos pais, o atestado de óbito deve ser apresentado.
    Se estiver o menor estiver viajando acompanhado de terceiros: avós ou parentes de até terceiro grau, a criança ou o adolescente deve portar a autorização de um dos pais ou responsáveis ausentes.
    As empresas aéreas deverão, por ocasião de viagem nacional de criança desacompanhada (menor de 12 anos) e adolescente (com idade entre 12 a 18 anos), exigir o documento legal estabelecido pela autoridade judicial da infância e da adolescência ou seu preposto, cumprindo os Artigos 83, 84 e 85, da Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990 Estatuto da Criança e do Adolescente.

    Nas viagens internacionais, o passaporte e os documentos de identificação do passageiro são indispensáveis.
    Também é importante se informar sobre a legislação do destino da viagem do menor. Cada país faz as suas solicitações de documentos.

    Sobre a autorização:

    Para solicitar a autorização os pais ou responsáveis devem comparecer pessoalmente ao cartório para assinar a autorização de viagem. A exigência de autenticação por autenticidade (pessoalmente) foi solicitada pelo Departamento de Polícia Federal devido às dificuldades no controle de entrada e saída de pessoas do território nacional. Também visa evitar a falsificação do documento nos casos onde há disputa entre os pais ou responsáveis.
    Fotografia
    A resolução destaca como “responsáveis” por essas crianças e adolescentes, os adultos que detiverem a guarda dos mesmos, além dos seus tutores. No caso do documento de autorização mencionado pela determinação do CNJ, além de ter a firma reconhecida, este deverá conter uma fotografia da criança ou adolescente e ser apresentado em duas vias. Sendo assim, uma das vias ficará com o agente de fiscalização da Polícia Federal no momento do embarque – acrescido de cópia do documento de identificação da criança ou adolescente, ou do termo de guarda ou de tutela.
    A outra via do documento de autorização deverá permanecer com a criança ou adolescente ou, ainda, com o adulto maior e capaz que o acompanhe na viagem. Além disso, o referido documento deverá ter prazo de validade, a ser fixado pelos pais ou responsáveis.
    Recomenda-se que os interessados verifiquem com antecedência se há necessidade de solicitar essa autorização, lembrando que, em todos os casos, os viajantes devem portar Documento de Identificação e as crianças e adolescentes, se não o tiverem, devem viajar com a Certidão de Nascimento original ou autenticada.
    Para as viagens internacionais, o documento apresentado deve ser o Passaporte.

    LEI Nº 8.069, DE 13 DE JULHO DE 1990.
    Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. http://www.planalto.gov.br/ccivil_

    Boa viagem! Vlw!

  3. marlene_220860 diz:
    Apenas o RG original
  4. Juliana diz:
    tenho 15 anos e vou viajar de avião com meus pais para a Bahia preciso de Identidade ou só o Cpf serve ?
    :)
  5. adriano diz:
    vou viajar de carro com minhas primas uma tem 17 ano e a outra tem 16 anos,queria saber se tem algum poblema.
  6. kayandra diz:
    nao precisa de altorizçao pessoal so com apartir de 12 anos entenderam???

Faça um Comentário!

Você está em: Viajar // Viajar // Documetos necessarios para viajar de avião com 16 anos para outro estado sem os pais?
Copyright © Viajar, Viagem, Viagens | Todos os direitos reservados.