Viajar, Viagem, Viagens


Blog sobre Viagens, conheça os melhores destinos, informações úteis para quem vai viajar, veja como tirar passaporte, visto, e claro ter acesso a promoções exclusivas de passagens aéreas!

Porque será que a letra G e a letra J são usadas na mesma palavra tipo corrigir e corrija ,viajar e viagem?

Porque será que a letra G e a letra J são usadas na mesma palavra tipo corrigir e corrija ,viajar e viagem?

corrija ou corriga, corriga, corrijam ou corrigam, corriga ou corrija, corrigam ou corrijam, corrigam, palavras em que a letra g tenha som de gue, palavras em que a letra g tem som de guê, corriga corrija, a letra g tem som de guê quando, palavras com g com som de j, cinco palavras em que a letra g tenha som de guê, cinco palavras em que a letra g tenha o mesmo som da letra j, palavras com g ou j, PALAVRA QUE A LETRA G SE LE J, por que se usa g em palavras com som de j, porque em algumas palavras o g tem som de j, 20 palavras com g com som de j, palavras que tem a mesma som das silabas ge e gi mas não são escriats com a letra g, palavra que tenha o mesmo som j g

.


Responder Facebook

20 Comentários sobre "Porque será que a letra G e a letra J são usadas na mesma palavra tipo corrigir e corrija ,viajar e viagem?"

Participe você também, faça seu Comentário!

  1. Lucas diz:

    uau, pq Deus quiz assim

  2. Opeum diz:

    Para diferenciar o verbo do substantivo.

  3. Ana diz:

    Só pra atrapalhar a gente

  4. Lukas diz:

    Eu naum sou professor..

  5. Robhy diz:

    eh pq o fonema (o som)são parecidos mtas vezes vc ñ nota ex;jiló vc fala gi + escreve ji

  6. painkiller diz:

    já pensou tu dizendo CORRIGA ou VIAGA?

  7. ♥KellynhàáH♥ diz:

    são algumas leis incompreensíveis do nosso português brasileiro… No caso do verbo “corrigir” e “viajar”, entre outros, é simplesmente porque essa é a origem da palavra, e se elas mudassem de tempo e pessoa, elas não poderiam permanecer com G ou J (“corriga”…).

  8. David (nascido em 04 de julho) diz:

    algumas destas palavras até poderiam ter a mesma pronuncia mesmo estanto com erro ortografico, mas já pensou corriga ao invés de corrija e viagar em vez de viajar?

  9. Nathan diz:

    só pra confundir o povoOoo. kkkkk

  10. Conceição Rocha diz:

    Todas as palavras terminadas em “gem” têm sílaba tónica ( s fala mais alto) na sílaba anterior. Leia as seguintes vantagem, coragem, aterragem…. Quando é verbo a sílaba tónica é depois do “g” – fugir, corrigir, fingir…
    Tmbm precisa ver k “g” só vale “guê” junto d a, o ou u, gato, golo, gume e escreve e lê com valor d “J” quando está junto d e ou i – gelo, ginastica.
    Espero k tenha entendido

  11. bysavó charmosa♥ diz:

    o português é uma linguinha dificil (o corretor corrigiu :de linguinha para linguiça!!)

    muitas vezes dá um nó
    na nossa cabeça
    tenha um excelente final de semana

  12. a verdade faz doer... diz:

    Aálavra corrigir seria lida corriga já a plavra viajar ficaria viagar heheh (abraços

  13. ♥ Minerva ♥ diz:

    A lingua portuguesa gosta de complicar, porque viagem poderia mesmo ser com j …. facilitava pra caramba!

  14. Manoel d diz:

    Acho que é para não escrever “corriga” ou “viagar”.

    Depois de ler algumas das respostas que lhe deram achei melhor explicar por que existe “g” e “j”. Na história do alfabeto latino teve uma época em que não existia “C”. Então foram buscar a letra ao gama grego e acrescentaram mais um risquinho em baixo (à letra grega, claro). Ou seja, o “g” virou “c”, mas lia-se sempre k. Mais tarde, acrescentaram um “gama” pequenino ao “c” e passou a existir o “G” (se você reparar “G” ainda hoje tem o desenho do “C” com o gama pequenino acrescentado), que sempre se lia “gue”. O “J” também não existia. Diga-se de passagem que o “V” também não existia, ou dito de outro modo existir existia, mas era sempre “U”. A par da evolução do alfabeto também a fonética foi evoluindo, justificando que se recorresse a letras antigas para sons novos. Mais tarde ainda, antes de “e” e “i”, o “g” passou a ler-se como “j” e não como “gue” ou “gui”. Veja: ga, gue, gui, go, gu. Tiveram de inventar essa de introduzir um “u” para continuar a ler o “g” da mesma maneira.

    Bem, pormenores à parte, o caso é que nós herdámos o alfabeto latino e a sua história. Daí que “ge” e “je”, “gi” ou “ji” tenham o mesmo som, embora não sejam usados indiferentemente.

  15. NPK diz:

    Para diferenciar o verbo do substantivo, caso contraio vc ja pensou em dizer..viagar(viajar) e corriga(corrija). bj.bom findi…

  16. 1 Samuel diz:

    Porque as pessoas usam como querem. Não precisa de regras desde que se entenda o que diz e não seja prova de escola.

  17. Luizão145 diz:

    oi lindinha. são coisas da gramática portuguesa que não tem o menor sentido. os sons são iguais então porque utilizar g ou j?

  18. tbe007 diz:

    Que tal perdermos nossa virgendade ou virjendade? Rsrsrs. Olha, como disseram, cada um escreve como acha ou quer.

  19. Daniel F diz:

    é mermu.

Faça um Comentário!

Você está em: Viajar // Viajar // Porque será que a letra G e a letra J são usadas na mesma palavra tipo corrigir e corrija ,viajar e viagem?
Copyright © Viajar, Viagem, Viagens | Todos os direitos reservados.